JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

porque pensamento crítico te faz mais esperto

criado em: 16:10 2022-08-31

Relacionado

Um vídeo big think

fonte: https://youtu.be/W9CcdjEqUag

  • É importante avaliar as informações com ceticismo e não ser ingênuo porque algumas das informações estão fadadas a estar erradas.
  • A fé e a crença são inimigas da ciência e o ceticismo desempenha um papel fundamental na ciência.
  • Estamos conectados para querer encontrar explicações para tudo e criá-las se necessário, mas não podemos impor nossas crenças ao universo
  • Precisamos nos questionar constantemente e todas as informações que recebemos dos outros
  • Para descobrir se você está errado, é importante ouvir as pessoas que discordam de você
  • Deve-se considerar a confiabilidade da fonte da alegação, a qualidade das provas, quem disse isso, se alguém tentou refutar a alegação, e se algum experimento foi realizado para tentar refutar a teoria.
  • O princípio da falsificação é importante na ciência, pois não é possível provar uma teoria correta, mas ela pode ser refutada por um experimento que demonstre que está errada.

também:

  • evite camaras de eco — ler apenas aquilo que confirma suas ideias.
  • a unica coisa que aprendemos algo é confrontando nossa má concepção e preconceitos de algo.

Lawrence Kauss: físico teórico - para aceitar uma informação, toda vez que alguém te diz algo — o quanto eu tenho que abrir a minha mente para aceitar essa informação? é tanto que meu cérebro pode escorregar para fora? É consistente com minha experiência? é consistente com experiência de outros próximos a mim? NUNCA ACEITE NADA BASEADO EM FÉ. A fé é inimiga da ciência — não se perde nada perdendo a fé — apenas se ganha em realidade.

Michael shermer: procure sempre conversar com quem discorda de você — princípio da falseabilidade. Ele usa o famoso exemplo do dragão na garagem que pede cada vez mais fé e menos evidencia para ser aceito como existente.

Bill Nye — dissonancia cognitiva é uma coisa que existe e ele ta trabalhando. Conspíradores que evitam aceitar evidencia porque nega sua forma de ver o mundo.

Darren brown - ser cetico nao é necessariamente jogar tudo radicalmente fora — é bom e saudavel procurar apreender o que há de útil em algo mesmo que ela seja, em sua conjuntura, de pouca confiança.