JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

A teoria da cauda longa

criado em: 09:27 2022-12-17

Relacionado

A teoria da cauda longa

the long tail theory

A teoria da Cauda Longa, também conhecida como efeito Cauda Longa, é um conceito que explica a mudança para um mercado dominado por produtos de nicho e nichos especializados, em vez de alguns poucos produtos mainstream. Foi popularizada por Chris Anderson em seu livro "The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More" (A Cauda Longa: Por que o Futuro dos Negócios está Vendendo Menos de Mais).

De acordo com a teoria da Cauda Longa, a ascensão da Internet e do comércio eletrônico tornou mais fácil para os consumidores descobrir e comprar produtos que antes eram difíceis de encontrar. Isto resultou em uma mudança de produtos tradicionais do mercado de massa para uma gama mais ampla de produtos especializados e de nicho.

No passado, as empresas se concentraram na produção de alguns produtos populares que atraíam um grande número de pessoas. Esses produtos eram frequentemente caros para produzir e distribuir, portanto, precisavam vender em grandes quantidades para serem lucrativos. Como resultado, as empresas tinham que contar com os meios de comunicação de massa tradicionais, como televisão e rádio, para alcançar uma ampla audiência.

Entretanto, a teoria da Cauda Longa sugere que a Internet mudou a maneira como descobrimos e compramos produtos. Tornou mais fácil para os consumidores encontrar e comprar produtos especializados e de nicho que talvez não estivessem amplamente disponíveis no passado. Como resultado, as empresas não precisam mais depender da mídia de massa para alcançar um amplo público e podem, em vez disso, se concentrar na produção de produtos especializados que atraem um grupo menor de consumidores.

Em geral, a teoria da Cauda Longa sugere que a Internet levou a uma mudança em direção a um mercado dominado por produtos de nicho e nichos especializados, em vez de alguns poucos produtos de grande consumo. Isto teve um impacto significativo na forma como as empresas fazem negócios e abriu novas oportunidades para que os empresários alcançassem públicos-alvo específicos.