JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

a fraqueza do zetelkasten digital

criado em: 14:07 2022-08-11

Relacionado

Para um Estudo mais Eficaz, Tome Notas com Caneta e Papel

fonte

Este texto está discutindo pesquisas que sugerem que tomar notas em laptops é menos eficaz para o aprendizado do que tomar notas à mão (longhand). Pesquisas anteriores concentraram-se em como os laptops podem distrair, mas esta nova pesquisa sugere que mesmo quando os laptops são usados especificamente para tomar notas, eles ainda podem dificultar o aprendizado porque levam a um processamento menos profundo da informação. Em três estudos, os pesquisadores descobriram que os estudantes que tomaram notas em laptops fizeram pior em questões conceituais do que os estudantes que tomaram notas à mão. Os pesquisadores também sugerem que a razão para esta diferença é que os tomadores de notas em laptops tendem a simplesmente transcrever as palestras literalmente, em vez de pensar e reformular a informação em suas próprias palavras. Isto é prejudicial ao aprendizado.

Segundo estudo de Pam Mueller e Daniel Oppenheimer of Princeton University e UCLA Los Angeles (respectivamente) Estudantes que escrevem à mão, embora em menos palavras, conseguem melhor compreensão.

A explicação pode ser que, devida à dificuldade de escrever mais rápido, estudantes que escrevem à mão precisam ouvir, digerir, sumarizar, e chegar à essência da informação para economizar esforço. Isso faz com que o cérebro se fortaleça e aprenda mais.
Escrever no digital tem suas vantagens, também, como notas portateis e melhor organização de informação. E também não impede que o mesmo tipo de esforço mental daquele que anota no papel seja feito, embora as pessoas tendam a economizar esse esforço.

O importante, no fim das contas, é não deixar de fazer anotações.