JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

220920221225

criado em: 12:25 2022-09-22

Relacionado

palavras-chave:

How To Write The Abstract

Saramäki, Jari. How To Write A Scientific Paper: An Academic Self-Help Guide for PhD Students (p. 20). Edição do Kindle.

aqui o autor quer que aprendamos a fazer uma super comprimida versão da história de nossa dissertação: o abstract (resumo)

o objetivo do resumo é atrair o leitor para seu trabalho - ele deve principalmente indicar que temos um argumento principal - de modo que um colega que trombar com seu trabalho possa continuar a ler ao invés de seguir adiante.

um erro comum é ver o resumo como uma descrição linear das ações e dos resultados. eu fiz x e obtive y.
é preciso colocar contexto e excitação.
a fórmula para um bom resumo é?

  • é como roteiro de cinema em ação (descrito em 220920221222)
  • as primeiras sentenças do resumo trazem cenário e excitação
  • depois de mostrar o problema e fazer o leitor se importar, vem a fase do confronto
  • aqui temos o problema em questão e deve ser bem concisa e curta — é imediatamente seguida pela resolução.
  • o resto do resumo deve ser um panorama de nosso trabalho, dando uma ideia de como essa pesquisa mudou o cenário, primeiro em seu campo de pesquisa e depois no geral.
  • o modelo ampulheta se aplica aqui: começa largo na introdução e depois afunila com questões bem específicas e e sua solução. depois retorna ao largo fundo da ampulheta.

O autor diz que é assim que a revista Nature trabalha; mesmo se não for nessa revista vale a pena seguir o modelo.
dependendo do campo de pesquisa, “o fundo e o topo da ampulheta” podem ser menos largos - isto é, não se fala em campo geral e como seu trabalho mudou o mundo; da mesma maneira, se for um artigo sobre um assunto muito especifico para um pequeno numero de pesquisadores, não tem necessidade de se alongar no contexto — provavelmente quem procura esse tipo de trabalho já está informado.
Ainda assim, ele insiste, uma reflexão sincera e honesta sobre o contexto e a razãode ser de seu trabalho são bem-vindas. A primeirsa e última sentença de seu resumo deve refletir isso.