JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

Three kinds of hypertext

criado em: 12:31 2022-10-13

Relacionado

Vivemos em uma nova comunidade eletrônica, que é suficientemente global, mas não é uma aldeia, se por isso se trata de um assentamento humano onde as pessoas estão interagindo diretamente umas com as outras. ==O verdadeiro problema de uma comunidade eletrônica é a solidão.==
O novo cidadão desta nova comunidade é livre para inventar novos textos, anular a noção tradicional de autoria, eliminar as divisões tradicionais entre autor e leitor, transubstanciar em ossos e encarnar os ideais pálidos de Roland Barthes e Jacques Derrida.
Mas sabemos que a leitura de certos textos (digamos, a Enciclopédia de Diderot) produziu uma mudança no estado de coisas na Europa. O que acontecerá com a Internet e a World Wide Web?
Eu estou otimista. Durante a Guerra do Golfo, George Lakoff entendeu que suas idéias sobre essa guerra não poderiam ser publicadas antes do fim do conflito. Por isso, ele confiou na Internet para dar o seu alarme a tempo. Politicamente e militarmente sua iniciativa foi completamente inútil, mas isso não importa. Ele conseguiu alcançar uma comunidade de pessoas em todo o mundo que sentiam o mesmo que ele.
Os computadores podem implementar não uma rede de contatos um-a-um entre almas solitárias, mas uma verdadeira comunidade de sujeitos que interagem entre si? Pense no que aconteceu em 1968. Utilizando sistemas de comunicação tradicionais como imprensa, rádio e mensagens dactilografadas, uma geração inteira esteve envolvida, da América à França, da Alemanha à Itália, em uma luta comum.
Recentemente, na Itália, o governo tentou impor uma nova lei que ofendia os sentimentos do povo italiano. A principal reação foi mediada por fax, e diante de tantos faxes o governo se sentiu obrigado a mudar essa lei.
Na origem dessa história havia um mero ícone, o sorriso de Berlusconi que convenceu visualmente tantos italianos a votarem nele. Depois disso, todos os adversários se sentiram frustrados e isolados. O Homem da Mídia havia vencido. Então, diante de uma insuportável provocação, houve uma nova tecnologia que deu às pessoas a sensação de seu descontentamento, bem como de sua força. Depois veio o momento em que muitos deles saíram de sua solidão por fax e se encontraram novamente. E venceram.
Eu não tenho uma regra para ocorrências do mesmo quadro. Percebo que estou propondo o jeito Cassiodorus, e que minha alegoria parece uma construção Rube Goldberg, como diz James O'Donnell. Um modelo Rube Goldberg me parece o único modelo metafísico para nosso futuro eletrônico.

Em poucas palavras:

A nova tecnologia sempre mudou a nossa maneira de fazer as coisas, mas nunca substituiu completamente as antigas. Por exemplo, após a invenção da fotografia, os pintores estavam livres para explorar novos estilos de pintura, mas a fotografia não substituiu completamente a pintura.
Neste momento estamos em uma nova comunidade eletrônica, que é global, mas não realmente uma aldeia, porque as pessoas não estão interagindo diretamente umas com as outras. Há muito potencial para nova criatividade nesta comunidade, mas também o risco de solidão.
Não sabemos realmente o que vai acontecer com a Internet e a World Wide Web, mas vimos que quando novas tecnologias dão às pessoas uma maneira de se conectarem umas com as outras, coisas boas podem acontecer.