JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

its the content killing the culture - wisecrack edition

criado em: 13:24 2022-10-10

Relacionado

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=UgBfRYwymgg

Is Content Killing Entertainment?

Streaming platforms have been down on their luck. But are those predicting the death of the streaming model jumping to conclusions?

  1. o streaming esta acabando? questões com o netflix e o hbo max. ou será que ta grande demais para acabar?
  2. lembrando que quando a televisão chegou nos anos 50 ela pegava conteúdo e adaptava da rádio. mtv fez o mesmo.
  3. tv a cabo teve seu auge com mad men.
  4. netflix surgiu e trouxe força artística. mas era cinema ou era televisão?
  5. mas o sistema de crescimento depende de assinantes; em algum momento eles vão acabar
  6. a emergência da indústria do conteúdo (industry content) — empresas que criam conteúdo digital.
  7. citação de Content, por Kate Eichorn: conteúdo pode ter informação, história ou informação, mas não precisa ser nada disso para circular bem.
  8. ainda: no mundo do conteúdo, gênero, forma e meio, se tornam secundário e em algumas instancias, somem completamente.
  9. o ponto principal nesse novo meio de produção é o consumo, e não o produto a ser consumido — assim, filmes viram séries, series viram filmes e tanto faz.
  10. Content, por Kate Eichorn “Conteúdo é a expressão última do neoliberalismo”
  11. isso confirma que a produção cultural deixa de ser guiado por questões estéticas para ser guiado por questões de mercado.
  12. theodor adorno e max horkheimer entra em questão: “entidades culturais típicas da indústria cultural não são mais entidades culturais que também são mercadoria, mas mercadoria do início ao fim.”
  13. nunca houve tanto conteúdo à disposição, e alguns destes produtos (o exemplo dado é um reality show chamado F Boy) são claramente feitos para suprir a necessidade de mero consumo.
  14. A netflix usa de um algoritmo para fazer seus produtos, o que evidencia a lógica neoliberal subjacente.
  15. a existencia de tantos produtos feitos a partir de já existentes propriedades intelectuais e a proliferação de reality shows também confirma que é tudo uma linha de montagem.
  16. streaming tem usado de sua qualidade de nova mídia para negar aos empregados pagamentos melhores — como o uber fez para ferrar com os motoristas.
  17. como o netflix disse, “estamos competindo com o sono”: a estrategia de colocar todos os episodios no ar de uma vez é uma das formas que eles fazem isso. o autoplay é outra.
  18. uma nota lateral — enquanto consumir conteúdo por streaming é considerado passivo, jogar é considerado ativo - e portanto resistência.
  19. zooning out effect é uma das consequencia de colocar as pessoas para assistir sem parar — elas se tornam menos rigorosas com o que consumem em favor da facilidade de consumir.
  20. por isso que o streamimg veio para ficar; eles tem um exercito leal a seu serviço, isto é, nós, que não somos capazes de abrir mão do fácil entretenimento para realmente refletir sobre nossas vidas.
  21. ou como o gpt3 disse: “A diversão sob o capitalismo tardio é o prolongamento do trabalho, porque….é uma forma de manter as pessoas trabalhando, mesmo quando não estão trabalhando. É uma maneira de impedir que as pessoas pensem no trabalho que estão fazendo, e que pensem no mundo fora do trabalho. É uma forma de evitar que as pessoas se revoltem.”
  22. isso inclui a nossa tendência a ser submisso no que concerne a políticas.