JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

Images cannot say Ain’ t

criado em: 10:04 26-10-2022

Relacionado

The real problems lay elsewhere. Visual communication has to be balanced with the verbal one, and mainly with the written one for a precise reason. Once, a semiotician, Sol Worth, wrote a paper, "Images cannot say Ain't". I can verbally say "Unicorns do not exist" but if I show the image of a unicorn the unicorn is there. Moreover, is the unicorn I see a unicorn or the unicorn, that is, does it stand for a given unicorn or for the unicorns in general?

Os problemas reais estavam em outro lugar. A comunicação visual tem que ser equilibrada com a verbal, e principalmente com a escrita por uma razão precisa. Uma vez, um semiótico, Sol Worth, escreveu um artigo, "Imagens não podem dizer Ain't" (Ain't é uma forma negativa do verbo ser, que não é usado no inglês escrito, embora seja muito comum no inglês falado).

Em outras palavras, as imagens não podem dizer algo que não esteja claramente definido e soletrado. Elas só podem se referir a algo que já está claramente definido e soletrado.

Com relação à fotografia, é muito importante lembrar que ela não pode falar. Não se trata de um ser humano, mas de uma imagem. Só pode se referir a um ser humano, a uma realidade que está fora de si.

As palavras que acompanham uma fotografia estão lá para se referir à própria fotografia e à realidade à qual ela se refere. A fotografia não pode falar. Mas as palavras que as acompanham podem e falam.

O problema com esta imagem do papa é que as palavras que a acompanham são enganosas, e a imagem está sendo usada de uma forma enganosa.

A fotografia não é um retrato do papa. É um retrato do fotógrafo. O papa é o sujeito da fotografia, não o objeto.

O papa não é um retrato do fotógrafo. O fotógrafo é um retrato do papa. O papa é o objeto da fotografia, não o sujeito.

O fotógrafo não é um retrato do papa. O papa é um retrato do fotógrafo. O papa é o objeto da fotografia, não o sujeito.
Posso dizer verbalmente "Unicórnios não existem", mas se eu mostrar a imagem de um unicórnio, o unicórnio está lá. Além disso, o unicórnio que eu vejo é um unicórnio ou o unicórnio, ou seja, ele representa um determinado unicórnio ou para os unicórnios em geral?

As fotos não podem dizer que não estão.