JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

IA WRITER MINIMALISTA

criado em: 14:33 2022-12-12

Relacionado

Um aplicativo de redação amigável à ADHD

fonte no Writer


  • Há muitos conselhos disponíveis para escrever com a ADHD que se concentram na criação de um ambiente livre de distrações e na definição de objetivos claros
  • No entanto, aplicações típicas de processamento de texto podem distrair com suas muitas opções de formatação e opções de barra de menu
  • A interface minimalista do iA Writer e o foco no texto podem ajudar as pessoas com TDAH a escrever com mais eficácia
  • O feedback das pessoas com ADHD sugere que o iA Writer as ajuda a escrever de forma mais focada, mas é necessária mais pesquisa para confirmar isto.

Como o iA Writer ajuda as pessoas com TDAH?

Interface desordenada

Uma vez que você começa a digitar, o iA Writer remove da vista os menus e o atalho da janela. Você fica com seu texto e a contagem de palavras, o que significa que não há distrações na página.

Formatação Markdown

O aplicativo usa Markdown, uma maneira fácil de formatar seu conteúdo usando texto simples. Você não precisa clicar nos menus ou deixar a página para criar cabeçalhos ou texto em negrito/italic, para que sua atenção não se desvie da escrita. Você pode formatar seu documento inteiro sem que suas mãos nunca deixem o teclado. Trata-se de uma verdadeira máquina de escrever digital. Naturalmente, as opções de formatação são acessíveis também através da barra de menu.

Modo Foco

O iA Modo de Foco do Escritor destaca a frase ou parágrafo em que você está trabalhando, apagando ligeiramente o resto, ajudando-o assim a se concentrar em uma idéia de cada vez. Isto funciona tanto no modo normal quanto no modo escuro. Aqui está uma imagem da tela desta função:

Contagem de palavras

Estabelecer um objetivo de escrita clara, como um número específico de palavras, ajuda as pessoas com TDAH a permanecerem concentradas em sua tarefa. iA Writer tem uma contagem de palavras incorporada. Em nossa versão Windows os usuários podem acompanhar o número de palavras completadas em relação ao objetivo estabelecido (por exemplo, 180 / 250 palavras). Isto ajuda o escritor a acompanhar seu progresso, nunca deixando a página.

Destaque de sintaxe e verificação de estilo

Estes modos mostram as propriedades sintáticas e estilísticas do texto, ajudando os usuários a pensar no que escrevem. Eles podem ser ligados e desligados se você preferir se concentrar na escrita primeiro e depois no estilo em seguida. Uma vez que você tenha eliminado um primeiro rascunho, você pode ligá-los para ajudá-lo a afinar o texto.

Feedback dos usuários com ADHD

O feedback do usuário sugere que o iA Writer também trabalha para várias pessoas com ADHD.

"O iA Writer toma conta de toda sua tela e me faz focar no conteúdo do que estou dizendo, NÃO nas fontes, no layout ou em qualquer outra característica que distraia. Em uma simples fonte estilo courier, sobre um fundo básico, o iA Writer força você a se concentrar e simplesmente começar a escrever" via Smart Girls with ADHD

"Os usuários podem até ativar o modo de foco para que somente a frase ou parágrafo trabalhado seja visível, tornando-o uma grande ferramenta para escritores que lutam com qualquer tipo de desafio de atenção, como ADHD, funcionamento executivo e outras deficiências de aprendizagem com base em foco" via AT Helpdesk

Naturalmente, um aplicativo (ou dois) não resolverá os desafios de viver e prosperar com ADHD, mas a tecnologia correta ou o design UX pode eliminar alguns dos obstáculos.