JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

contemporaneo x classico

criado em: 23:09 2022-08-01

Relacionado

"Trate estudos contemporâneos como se fossem clássicos e os clássicos como se fosse contemporâneo".

Isso se relaciona com o que umberto eco disse em Como se faz uma tese:

ou se faz uma tese remendada ou se faz algo novo, e em relação aos autores antigos, pelo menos, temos esquemas interpretativos seguros aos quais podemos nos referir ao passo que o autor moderno ainda são as opiniões vagas e contraditórias, a nossa capacidade crítica é falseada pela falta de perspectiva e tudo é imensamente difícil.
Parafraseado de Como se faz uma tese. P. 17.

e ainda:

Trabalhe sobre um contemporaneo como se fosse um antigo, e vice-versa. Será mais agradável e você fará um trabalho mais sério. p. 17

Estar atualizado o tempo todo.

Disso se deduz que Montaigne odiaria a vida moderna. Thoreau, Henry David em Walden Or Life In The Woods vai dizer algo semelhante.

É raro que um homem tire um cochilo de meia hora após o jantar, mas, ao acordar, sempre ergue a cabeça e pergunta: “Quais são as novidades?”, como se o resto da humanidade tivesse ficado de sentinela. (Location 1543)

e se permite citar a mim mesmo - em um comentário sobre a "era da informação".

(…) Não precisamos fazer o download se soubermos a narrativa principal. A narrativa principal é aquela que nasce de nós mesmos mas que não se abdica do outro; sermos fiéis a nós mesmos é a maior lição desta vida.