JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

Berners-Lee e Brunelleschi

criado em: 12:13 2022-09-03

Relacionado

A mudança de atitude incitou um período incrível de criatividade, não diferente do nosso. Nós também estamos no meio de um renascimento provocado pela descoberta de novas formas de compartilhar conhecimentos e ideias.

O arquiteto por trás da nossa época inspirada na internet é o cientista da computação sir Tim Berners-Lee. O seu homólogo no final da Idade Média na Itália foi um arquiteto florentino chamado Filippo Brunelleschi (1377-1446), responsável pela colocação de uma magnífica cúpula no topo da catedral de Florença.

Foi uma façanha da engenharia que só se tornou possível graças a seu extenso conhecimento da matemática, que usou para calcular detalhes técnicos infinitesimais.

Como J.J. Abrams, Brunelleschi acreditava que usar a lógica era a melhor maneira de produzir conceitos funcionais, bem como esteticamente agradáveis. Para tanto, formulou uma nova forma de fazer desenhos arquitetônicos que destacaria problemas e questões antes que a construção fosse iniciada. Assim, podia representar com precisão objetos tridimensionais em uma folha bidimensional de papel por meio da identificação de um único ponto de fuga no horizonte, em direção ao qual todas as linhas que aludem uma terceira dimensão recuariam e convergiriam.

Gompertz, Will. Pense como um artista (pp. 95-96). Zahar. Edição do Kindle.


Que texto sem nem pé nem cabeça, o autor só joga nomes e espera que façamos nós mesmo uma ligação?

Se for para ser assim, peço ajuda do robô:

Sir Tim Berners-Lee e Filippo Brunelleschi fizeram ambos contribuições significativas em seus respectivos campos de tecnologia e arquitetura que tiveram um impacto duradouro sobre o mundo.

A Berners-Lee é creditada por ter inventado a World Wide Web, que revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e acessam informações. Seu trabalho permitiu que as pessoas se conectassem entre si e compartilhassem conhecimentos em escala global, e teve um efeito profundo na sociedade, nos negócios e na cultura.

Brunelleschi, por outro lado, foi um arquiteto pioneiro do período renascentista que é mais conhecido por seu trabalho na cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. Ele é creditado por introduzir os princípios da perspectiva na arquitetura, o que teve uma influência significativa no desenvolvimento do campo.

Uma conexão entre estas duas figuras é que ambas fizeram contribuições importantes para campos que tiveram um grande impacto na maneira como vivemos e nos comunicamos. Tanto Berners-Lee quanto Brunelleschi são lembrados como pioneiros e inovadores que mudaram a maneira como pensamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.