JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

barromeu

criado em: 23:55 2022-07-27
ensaistica

Relacionado

Montaigne ainda no seu ensaio xiv do livro I, mantem sua argumentação que tragedias são reais e acometem todos os homens, alguns mais do que outros - mas que igualmente real é a capacidade de suportar essas mesmas dores, a despeito do que elas possam parecer - ele comenta que ele mesmo perdeu três filhos ainda muito pequenos, comenta outros tantos casos e me chamou a atenção quando ele falou do Cardeal Barromeu, que vivia com a mesma batina, no inverno e no verão, cumprindo suas obrigações e nas horas vagas lendo e estudando, precisando apenas de pão e agua. Pão e agua - Paniágua, em espanhol.
Eu li essa parte com a intuição de que uma lição poderia ser tirada: que as necessidades tantas que sinto não são tão dificeis de aguentar na realidade - que muitas delas são criadas na minha cabeça, que ==posso viver com mais simplicidade e sob a luz de uma bondade superior==. Paniágua, o sobrenome que me foi legado pelo vitor, veio, tambem, com litigios legais e um provavel desejo por mulher em excesso, senão de álcool. Paniágua é só um nome, mas que pode ser usado para me lembrar de algo mais importante - a mesma lição que deu Jesus quando, no sermão da montanha, disse para olharmos os lírios do campo - para aceitarmos nossa condição, para confiarmos na graça divina. Com meu avo morto, me lembro vagamente como fui simples quando mais jovem, confiando mais, me arriscando mais - e isso nada tem a ver com ele, senao comigo mesmo, com esses momentos de claridade que me acometiam às vezes.
Aprendi que o sobrenome de solteira da minha mãe era Padilha Souza - desse nome não consigo extrair nenhuma referencia filosófica no momento - pois não me lembra de nada tão simples como pão ou agua - mas certamente me leva a uma pessoa, e uma família que me quis, que me desejou aqui, e que me acompanhou até hoje. me remete a uma mulher maravilhosa, minha vó, que deixou muita gente com saudade, e minha mãe e minhas tias, tão doces e fortes - mesmo sem o sobrenome padilha souza no meio. o nome é só um nome, a essencia é que precisa ser cuidada.