JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

Stengers, Isabelle

criado em: 11:08 01-11-2022

Relacionado

Isabelle Stengers nasceu em Bruxelas, Bélgica, em 22 de setembro de 1949. Formada em Química e com doutorado em filosofia das ciências na Universidade Livre de Bruxelas, é professora dessa instituição desde 1989, na cadeira de “Práticas de produção de saberes”. Em 1979, publicou em coautoria com o prêmio Nobel de química Ilya Prigogine o livro La Nouvelle Alliance (A nova aliança), no qual se discute o caráter construído das leis físicas e as consequências disso para a visão que temos da ciência. Se consagrou ao questionar o lugar de autoridade da ciência, com a edição de A_invenção das ciências modernas (Editora 34) em 1993. A partir de 1989, ampliou seu interesse para além das ciências ditas duras, buscando entender
o papel desempenhado pelas ideias da psicanálise e das psicoterapias nas práticas contemporâneas. Entre seus principais livros, encontram-se ainda Médecins et sorciers (Médicos e feiticeiros), com Tobie Nathan, de 1995, Cosmopolitiques Cosmopolíticas, em 7 volumes, Sciences et pouvoirs (Ciências e poderes), de 1997, La Sorcellerie capitaliste A feitiçaria capitalista, com Philippe Pignarre, de 2005 e La vierge et le neutrino A virgem e o neutrino, de 2006. Entre seus colaboradores mais frequentes estão Tobie Nathan, Philippe Pignarre e Bruno Latour.


Quais são os 5 pontos-chave que eu deveria saber ao estudar Isabelle Stengers?

  1. Isabelle Stengers é uma filósofa belga que é conhecida por seu trabalho na filosofia da ciência.

  2. Stengers é uma pensadora crítica que tem criticado várias teorias e práticas científicas.

  3. Stengers também propôs sua própria teoria de mudança científica, conhecida como a "revolução copernicana".

  4. Stengers é conhecida por seu estilo de escrita claro e acessível, o que torna seu trabalho acessível a um amplo público.

  5. Stengers é uma figura importante na filosofia contemporânea da ciência, e seu trabalho é altamente influente neste campo.