JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

garra - de duckworth

criado em: 21:55 2022-08-01

Relacionado
  • palavras-chave:
  • notas permanentes:
  • notas de literatura:

Nem tudo o que não me mata me fortalece; tudo o que não me mata e que supero, aí sim, me fortalece

A autora é uma psicóloga da produtividade, e trabalha com psicologia positiva, a psicologia que se preocupa em como podemos ser felizes. Ela é altamente profissional e direta em suas afirmações, sua tese principal é de que existe uma característica que supera o talento na criação de expoentes da produtividade e criatividade; a questão do talento inclusive pode jogar luzes e cegar um possível gênio pois: "Nosso potencial é uma coisa. O que fazemos com ele é outra, bem diferente".
Ela usa de exemplos pessoais mas também estudos de casos. Segundo ela o indivíduo apaixonado pelo que faz e que não desiste facilmente de seus objetivos (não confundir com desistir de algo que não faz sentido com fins de encontrar tempo para algo melhor) possui uma característica muito útil chamada Garra, que é o produto da soma de paixão e perseverança. Resumindo em uma única linha Garra é manter o mesmo objetivo, inalterável, durante muito, muito tempo.
Ela vai tentar provar (e consegue facilmente e com uma clareza única) ao longo da primeira metade do livro por que garra é melhor do que o talento. Na segunda metade ela fala sobre como ensinar as crianças sobre garra, e na conclusão ela não escapa de uma análise da própria vida e sobre como é conviver com alguém que preza pela garra e educa as próprias filhas para isso; ela diz que falhar não é errado, e usa o exemplo dela com o piano e como o pai dela a julgava mal e como ela aprendeu e superou isso. O que me leva à uma lição especial que eu obtive lendo este livro, onde ela analisa o famoso aforisma de Nietzsche e o corrige: não é o sofrimento que não nos elimina que nos fortalece, pois precisamos aprender as duras lições e precisamos ser capazes de ao menos nos levantar; algumas vezes não conseguimos nos levantar e temos de viver com aquela "derrota" pela vida toda, se resignando. Para aprendermos com os golpes da vida precisamos ser capazes de primeiro sobreviver, mas também de superar e dar a volta por cima.

recomendo para quem gosta de psicologia, psicologia positiva, educação de crianças, ideias inteligentes e autores humanos