JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

documentário sobre o pcc

criado em: 21:13 2022-08-01

Relacionado

serie documental

Serie sóbria e bem dirigida apresenta o PCC como ele é, um problema estrutural.
Documentário que abre com uma cena de tiroteio no Paraguai na verdade fala de uma poderosa rede internacional nascida como coletivo de presos paulistas que tomou proporções colossais em menos de 30 anos.

em quatro episodios de menos de uma hora essa série mostra como a organização, que a principío tentava remediar o negligenciamento do estado nos presidios (e que teve no massacre do carandiru seu seminal acontecimento) saiu das celas para as periferias (e o doc é cheio destes depoimentos de rua feito com pessoas que estiveram dos dois lados da lei) e ganhou o mundo, se tornando um ator importante no trafico de drogas e armas.

Essa série é bem completa e ao mesmo tempo evita o lugar comum das respostas prontas. ouve muitos lados da historia, e da o tom da tragedia que todos os envolvidos - desde o fundador que quis sair e teve a mulher assassinada quanto as pessoas comuns que ficaram no meio da guerra em um episodio famoso de retaliação do pcc e da policia quando acreditavam que o lider estava ameaçado. Não é uma historia facil, mas evita imagens graficas, preferindo a sutileza da narração bem feita.

segundo esse artigo do nexo, o que eu disse fica mais evidente:

a série também acerta na decisão de mostrar as diferentes versões do Comando a partir das perspectivas distintas dos personagens que conversam com a câmera: um coletivo que protege e acaba com as covardias da cadeia, segundo um ex-presidiário; uma organização criminosa que “se perdeu” por sua ambição pelo dinheiro, para um ex-membro, uma instância paralela e acessível de justiça, segundo moradores de periferias paulistanas; e uma ameaça existencial ao Estado de Direito, segundo membros do Judiciário. Todas estas versões são apresentadas em enquadramentos bonitos, com personagens diversos que demonstram como o acontecimento que o “Poder Secreto” retrata não se resume à infração de códigos penais, colocando o surgimento e consolidação do PCC como um dos eventos mais importantes da história recente do país.

Destaque para o uso das musicas dos racionais mc's, que nenhumfã deveria deixar passar. Destaque para o "desenvolvimento da narrativa" da pessoas apresentadas; seus dramas e a tentativa de um desfecho e redenção. impressionante também como apresentam a estrtura cambiante e flexivel da organização, que se parece com uma rede mais do que uma hierarquia, e que nos faz pensar que no momento em que se encontra, é quase impossível de desbaratar.

eu assisti porque sempre tive interesse nesse assunto - e porquie me diziam que os moleques da caixa baixa, que aparecem no filme cidade de deus, seriam depois os fundadores do PCC, o que me deixou curioso. nada do tipo é dito na série e depois eu continuei assistindo a serie porque, simplesmente, é boa mesmo. São paulo é um cenario interessante demais, e a historia do pcc é parte integral desse cenario, quiçá do mundo.