JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

DEFESA EM 12 PASSOS

criado em: 20:54 2022-10-13

Relacionado

Plano de 12 etapas para preparar a defesa de uma tese de doutorado:

  1. Entender o processo: Para defender sua tese de doutorado, você precisará apresentar sua pesquisa a um painel de especialistas em sua área. Esta pode ser uma tarefa assustadora, mas é importante lembrar que você é o especialista em seu tema.

  2. Prepare seus materiais: Antes da defesa, você precisará compilar todos os materiais que você precisará para apresentar sua pesquisa. Isto inclui sua proposta de pesquisa, revisão de literatura, dados e qualquer outro material de apoio.

  3. Pratique sua apresentação: Uma vez que você tenha todos os materiais prontos, é hora de praticar sua apresentação. Você deve praticar em frente a um espelho ou com um amigo para que você possa obter feedback sobre sua entrega.

  4. Antecipe-se às perguntas: Durante sua defesa, você será questionado pelo painel. É importante antecipar que tipo de perguntas eles podem fazer para que você possa estar preparado para respondê-las.

  5. Fique calmo: É normal sentir-se nervoso antes de sua defesa, mas é importante ficar calmo. Lembre-se que você é o especialista em seu tema e que você se preparou bem.

  6. Seja confiante: Seja confiante em suas respostas e em sua pesquisa. O painel quer ver que você tem conhecimento sobre seu tópico e que você está confiante em suas descobertas.

  7. Esteja preparado para fazer mudanças: O painel pode ter sugestões para mudanças em sua pesquisa. Esteja preparado para fazer mudanças em sua metodologia ou dados, se elas forem justificadas.

  8. Seja profissional: Lembre-se de que este é um ambiente profissional e que você deve se comportar de acordo. Vista-se profissionalmente e seja respeitoso com o painel e seu público.

  9. Seja flexível: O painel pode querer ver sua pesquisa apresentada de uma maneira diferente da que você havia planejado originalmente. Seja flexível e esteja disposto a fazer mudanças em sua apresentação, se necessário.

  10. Seja grato: Seja grato pela oportunidade de defender sua tese de doutorado. Esta é uma realização significativa e você deve estar orgulhoso de sua realização.

  11. Seja positivo: O painel quer ver que você é positivo sobre sua pesquisa e sua capacidade de defendê-la. Eles não querem vê-lo ficar na defensiva ou zangado.

  12. Acompanhe: Após a defesa, acompanhe o painel para agradecê-los pelo seu tempo e para obter seu feedback sobre seu desempenho.