JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

A IA generativa ainda não revolucionará o desenvolvimento do jogo

criado em: 20:54 2023-01-26

Relacionado

A IA generativa ainda não revolucionará o desenvolvimento do jogo

FONTE WIRED Generative AI Won’t Revolutionize Game Development Just Yet

O texto está discutindo a propaganda em torno do uso de IA generativa no desenvolvimento de jogos e como ela não é tão simples quanto algumas pessoas acreditam que seja. Há duas questões principais com o hype, primeiro, a lógica por trás do hype parece considerar a automatização dos trabalhos dos artistas como progresso, e segundo, a lacuna entre o hype e a realidade do que a IA generativa pode alcançar atualmente. O texto cita desenvolvedores que dizem que estão muito longe da IA ser capaz de construir um jogo como o Night City e que as pessoas não estão sendo realistas sobre o que a IA generativa pode fazer atualmente. Eles mencionam que a IA generativa pode projetar algumas armas genéricas ou escrever algum diálogo, mas o projeto de níveis é muito difícil e requer muito trabalho. O texto também menciona a geração de procedimentos, que é uma técnica similar à IA generativa, mas não usa o aprendizado por máquina.

projeto de nível e geração de procedimentos e como a IA como ela é agora

O level design é um aspecto crítico do desenvolvimento de jogos que requer muito trabalho árduo e repetitivo. Envolve a criação do layout, do ambiente e dos elementos de jogabilidade de um nível de jogo. A IA gerativa, que usa algoritmos de aprendizado de máquina para gerar conteúdo, tem sido apontada como uma solução potencial para esta tediosa tarefa. Entretanto, de acordo com Julian Togelius, codiretor do Laboratório de Inovação de Jogos da NYU, que escreveu extensivamente sobre o tópico, o hype em torno da IA generativa no desenvolvimento de jogos não é realista.

Togelius explica que, comparado à geração de texto ou imagem, o level design é muito mais complexo e difícil. A IA pode ser capaz de projetar algumas armas genéricas ou escrever diálogos, mas criar um nível de jogo funcional e envolvente é uma tarefa desafiadora. Os modelos generativos de IA são muitas vezes difíceis de controlar e podem produzir “level” quebrados que são inutilizáveis. Togelius observa que "ninguém quer geradores de fases que funcionem menos de 100% do tempo. Eles tornam os jogos inutilizáveis, destruindo títulos inteiros".

Geração processual é uma técnica semelhante à IA generativa e já está sendo usada na indústria de desenvolvimento de jogos. Ao contrário da IA generativa, ela não usa algoritmos de aprendizagem de máquina, mas funciona com equações pré-determinadas. Esta técnica é usada para gerar mundos vastos e detalhados, tais como no jogo No Man's Sky. Embora a geração de procedimentos possa ser eficaz, ela ainda depende de regras pré-definidas e não possui a capacidade de se adaptar e melhorar ao longo do tempo.

Em conclusão, embora a IA generativa tenha o potencial de revolucionar o desenvolvimento do jogo, ela está atualmente longe de ser capaz de automatizar completamente o processo de desenho de níveis. A propaganda em torno da IA generativa precisa ser temperada com uma compreensão realista de suas capacidades e limitações.