JARDIM DIGITAL W4LKER

NOTAS E IDEIAS

Três artigos da Wired sobre meio ambiente e alimentação

criado em: 19:29 2023-01-26

Relacionado

Estes artigos da wired discutem o impacto da produção e consumo de alimentos sobre o meio ambiente, particularmente no que diz respeito à produção e consumo de carne bovina. As notas também abordam a questão da sustentabilidade na produção de alimentos e a necessidade de fontes alternativas de proteína. Além disso, elas reconhecem o desafio de convencer indivíduos e formuladores de políticas a fazer mudanças em seu comportamento e apoiar práticas mais sustentáveis.

LINK WIRED 1

As fazendas do mundo dependem do fósforo, um ingrediente chave do fertilizante que não é renovável e que está literalmente lavando. O fósforo é crucial para o cultivo e, desde o século XIX, os agricultores têm usado o fósforo elementar como fertilizante. Em meados do século 20, as empresas industrializaram processos químicos para transformá-lo em uma forma adequada para supercarregar as culturas, endurecê-las contra doenças e torná-las capazes de suportar mais pessoas e animais. Entretanto, liberamos as caches de fósforo da Terra tão rapidamente que o elemento agora polui os ecossistemas de água doce, onde os excessos causam florações de algas prejudiciais, infiltra-se no saco de neve e diminui os níveis de oxigênio dissolvido em lagos e rios. Estudos sugerem que a humanidade se tornou muito dependente dela para alimentar o planeta, e estamos ficando sem este recurso não renovável. Isto poderia ameaçar aumentar os preços e fomentar a tensão política se a demanda eclipsar a oferta, já que a grande maioria das reservas existe apenas em um canto do norte da África.

LINK WIRED 2

Um artigo discute um estudo que sugere que se todos comessem menos 20% de carne, as taxas de desmatamento até 2050 poderiam ser metade do que em 2050. O estudo descobriu que a produção de alimentos é responsável por cerca de 26% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa, e a maior parte disso vem da pecuária. Também constatou que a troca de apenas um quinto do nosso consumo de carne bovina por uma micoproteína como a Quorn poderia diminuir drasticamente o ritmo do desmatamento futuro. O artigo aponta que o desafio é fazer com que os formuladores de políticas e indivíduos traduzam esta pesquisa em ação, e que as mensagens que visam a redução da carne em vez de pedir ao público que desista totalmente da carne podem convencer as pessoas a mudar para dietas mais sustentáveis.

LINK WIRED 3

O texto discute o estado atual da indústria de carne vegetal e se está ou não reduzindo o consumo de carne bovina por parte das pessoas. Apesar do recente sucesso de empresas como Beyond Meat e de um aumento nas vendas de carne de origem vegetal, há poucas evidências de que as pessoas estejam realmente substituindo a carne bovina por essas proteínas alternativas. Estudos demonstraram que as pessoas que compram carne de origem vegetal tendem a continuar comprando carne moída e que a demanda por carne de origem vegetal vem de flexitarianos ou comedores de carne que estão experimentando com proteínas alternativas. O texto sugere que a maioria das pessoas vêem a carne bovina como a base de sua dieta e que as carnes à base de plantas são vistas como uma fonte extra de proteína em vez de um substituto direto para a carne.